sábado, 17 de janeiro de 2015

Arslan Senki - The Heroic Legend of Arslan




A minha irmã é aquilo que eu gosto de chamar uma nipoólica*, também conhecido por: pessoa completamente viciada em tudo o que seja nipónico ou evoque o Japão.
Sendo ela uma nipoólica, transmite-me, frequentemente, factos, novidades e afins da cultura japonesa.

Antes do Natal passado, levei-a comigo pela 1ª vez a uma loja de banda desenhada, para que ela pudesse folhear mangas e divertir-se a ver figuras de acção.

Esta conversa toda para dizer que:

Estava eu entretida, quando, de repente, a minha irmã aparece a meu lado com um exemplar de The Heroic Legend of Arslan (Arslan Senki) na mão.
A minha 1ª reacção foi:
(O.O) "Esse não é o Edward na capa???"

ao que ela pacientemente me explica que se trata de uma história totalmente diferente mas da mesma ilustradora e autora do Fullmetal Alchemist (o meu anime favorito).
Acontece, que eu nunca me aventurei muito pelo território dos mangas. Este, no entanto, despertou de imediato a minha curiosidade, tanto pela ilustradora, quanto pela história descrita na contracapa.


A acção desenrola-se no reino fictício de Pars, governado pelo rei Andrágoras, que se supõem ser inderrotável. Arslan é o príncipe que, apesar do esforço, lança dúvidas sobre a sua capacidade para um dia suceder ao trono.
Aos 14 anos parte para a sua 1ª batalha, a qual dará início a uma mudança drástica na outrora gloriosa capital de Ecbatana e no magnífico reino de Pars.




A atmosfera remete-nos para a antiga Pérsia (também chamada de Pars...), tanto pelas roupas, como pela comida, arquitectura e feição de algumas personagens.
Achei especialmente curioso a referência aos cruzados através da palavra lusitanos. Eu sou portuguesa, e com ascendência da Beira Baixa, pelo que para mim a palavra lusitano tem um significado especial que nada tem a ver com o uso que lhe é dado no manga.


Os lusitanos foram um povo que habitou o Oeste da península Ibérica, a antiga Lusitânia onde actualmente se situa Portugal e parte da estremadura espanhola. Resistiram durante algum tempo à invasão romana sendo Viriato o seu líder mais famoso (aclamado n'Os Lusíadas).

No manga são retratados como extremistas de uma religião que adora o Deus Yaldabaoth, que se trata, na verdade, de Deus descrito pelo gnosticismo. Não sei muito sobre o assunto, mas sei que os lusitanos nunca fizeram parte das cruzadas, ao contrário dos seus descendentes, juntamente com os restantes povos da Europa cristã (que na altura já tinha reinos definidos).

Fiquei com pena por ser atribuída uma imagem de vilões aos lusitanos, mas a verdade é que o mundo que nos é mostrado na Lenda de Arslan não precisa ser igual ao nosso. Acho mais envolvente se pegar em conceitos conhecidos ou desconhecidos e os fundir criando algo completamente novo e parece-me que até agora os conceitos estão bem conseguidos.

A história começa de forma intensa e desenrola-se a um ritmo viciante, com o surgimento de pequenos mistérios e revelações.

Após iniciar uma leitura compulsiva (é mesmo difícil parar!), descobri através de uma entrevista disponível no final do livro que o manga resulta numa colaboração entre a Hiromu Arakawa e Yoshiki Tanaka, sendo o último o escritor da história. 

Decidi completar a informação recorrendo à internet para descobrir um pouco mais sobre esta história e se existia a hipótese ou não de criarem um anime.
Descobri que a história foi escrita na década de 80 e que atingiu grande sucesso, tendo sido criada uma adaptação em anime e manga, mas num estilo totalmente diferente!

Desenhada por Sachiko Kamimura, a série de OVA's teve início em 1995 como resposta ao grande sucesso de Arslan Senki enquanto manga.

As últimas notícias revelam que o anime baseado na adaptação de Arakawa está agendado para estrear no Japão em Abril deste ano! Tendo sido emitido um anúncio pela televisão.

Da minha parte as expectativas são elevadas, já li o manga até ao capítulo 19 e espero ansiosamente para poder ler mais. O enredo e a atmosfera cativaram-me imenso. Espero que consigam transpô-los para o ecran com fieldade e torná-lo num sucesso comparável a Attack on Titan, Fullmetal Alchemist e outros.

Até lá aguardamos mais novidades enquanto lemos  novos volumes de manga desta história viciante.




Spot Televisivo:



Site oficial com mais informações: http://www.arslan.jp/
Curiosidades sobre o povo lusitano: clica aqui

* Palavra inexistente no vocabulário português, por mim aqui introduzida por necessidade.

Sem comentários: