sábado, 15 de novembro de 2014

Interstellar - O melhor filme que vi até hoje!

(Este post não contém spoilers, as poucas informações reveladas são visíveis no trailer)


Ontem à tarde fui quase arrastada para o cinema para ver o que agora encaro como o melhor filme que já vi na minha vida.

Interstellar é um filme de ficção científica, um campo nem sempre fácil para realizadores se aventurarem quando pensamos em todo o conhecimento que implica possuir de forma a evitar cometer erros crassos que podem levar a uma má interpretação da ciência e realidade por parte da audiência. No entanto, no caso deste filme, irão ser publicados 2 artigos científicos (um na área de astrofísica e outro na área de computação gráfica) graças à colaboração entre físicos e a equipa de efeitos especiais que usando as equações de Einstein formou a melhor simulação de um buraco negro que a humanidade possui até hoje.
Sim, quando virem o buraco negro presente no filme podem saber que essa é a melhor aproximação que temos até hoje. Obviamente que continuamos sem saber o que existe para lá do horizonte de eventos, quanto a isso só podemos especular e criar teorias.


Um  filme tão emocionante quanto intrigante, uma verdadeira obra de arte. Carregado de emoções fortes, questões filosofais, mas também de conhecimento científico, olho para Interstellar como o melhor filme de ficção científica dos últimos tempos. Seria injusto aclamar que este é de facto o melhor de todos os tempos quando temos em conta cada época e século e quão marcantes muitos filmes foram para as respectivas gerações (2001: Odisseia no Espaço (1968); O Planeta dos Macacos(1968); Metropolis(1927); Star Wars(1977); Alien (1979) etc.), aliás, sem estes Interstellar nunca teria existido. Mas penso que é um dos filmes mais marcantes da nossa geração, especialmente a nível de ficção científica.
A influência de 2001: Odisseia no Espaço é muito visível ao longo do filme, mas não ofuscante. Também diria que o ritmo de Interstellar é mais envolvente. Existem vários momentos de verdadeiro stress ao longo do filme, bem como vários picos de emoção, levando alguns espectadores às lágrimas, Existe muito mais diálogo do que no Odisseia no Espaço, mas a música tem um papel igualmente fundamental.


A banda sonora por Hans Zimmer é de cortar a respiração. À medida que o filme se desenvolve a música, ou a falta dela permite que nos embrenhemos no momento, permitindo ao público uma imersão total na acção.
O tema "Evey's Reborn" da autoria de Dario Marianelli  usada anteriormente no filme "V for Vendetta" (V de Vingança) foi, a meu ver, empregue de forma inteligente. Além de ser uma melodia poderosa simboliza na perfeição o que o filme pretende ilustrar: o renascimento de uma espécie.

O filme pode estar a soar demasiado bom para ser real, mas até a representação é de louvar! O elenco desempenha os seus papéis de forma brilhante de onde se destaca Matthew McCounaghey no papel de Cooper com o seu dilema de escolher entre voltar a ver os seus filhos ou salvar a humanidade.
No final estive quase a bater palmas no meio de uma sala de cinema, à semelhança do que se faz numa ópera, teatro ou concerto. Só a percepção de que as pessoas que as mereciam não estavam lá para as ouvir evitou uma atitude inesperada.

Tendo em conta todos os filmes de qualidade que este realizador já me permitiu presenciar, Christopher Nolan era por si só uma razão mais do que suficiente para me atrair a um cinema, mas a partir de agora verei todos os seus filmes e posso afirmar que entrou para a lista dos meus realizadores favoritos.
Neste momento dois dos meus filmes favoritos são da sua autoria: The Prestige (O Terceiro Passo) e Interstellar.

Nunca vi nenhum filme em IMAX, espero ainda conseguir poder rever este num cinema com essa tecnologia. Espero honestamente várias nomeações para Óscar, e no caso de ganhar, será muito merecido.

Não escrevi tanto quanto queria, mas tenho medo de revelar demasiadas informações a quem ainda não teve a oportunidade de ver Interstellar, recomendo a todos, mas penso que seja um must-see para qualquer pessoa com interesse em astrofísica, teoria da relatividade, buracos negros, etc.


Interstellar (2014) on IMDb

Nota: Devo deixar claro que tudo isto são meras opiniões de uma leiga no assunto. Apesar de nutrir algum interesse por cinema, televisão e música a minha formação é na área da Ciência, mais precisamente Bioquímica.

1 comentário:

Unknown disse...

Boas! Gosto muito das tuas escolhas de filmes e músicas!

Quando vi o Interstellar a minha companheira também gostou muito!

Continua com este BLOG!!!!!!